Sistemas de Governo

Sistemas de Governo

Variados sistemas de governo foram estabelecidos sobre as diversas nações com o objetivo de unir seus cidadãos, mais nenhum deles se mostrou tão eficiente como o sistema teocrático monoteísta estabelecido pelo Eterno sobre Israel visto adotar uma mesma lei para todos independentemente de sua classe ou setor da sociedade.

A democracia tão exaltada pelas nações tem se mostrado caótica para os povos que a adotaram visto abolir o princípio de justiça no qual todos os cidadãos são iguais perante a lei ao criar leis específicas beneficiando um determinado setor da sociedade em detrimento dos demais, como também não levando em consideração princípios éticos e moral a fim de satisfazer os anseios de determinados setores da sociedade.

Semelhante ao sistema democrático, a teocracia politeísta não produz a unidade tão esperada para uma nação pois suas leis visam interesses específicos e diferentes para cada setor da sociedade, violando também princípios éticos e morais.

Desde o principio o Eterno estabeleceu a teocracia como único sistema de governo para Israel, no entanto, influenciado pelas nações ao redor e querendo imitá-las, o povo preferiu trocar a direção do Eterno pela direção humana; ou seja, a criatura em lugar do Criador. I Samuel 8:4-9, 20-22; 12:16-25.

Influenciado pelos representantes celestiais dos reinos da terra conforme é evidenciado em Daniel 10:13, 20, a humanidade criou diversos sistemas de governo (monarquia, aristocracia, ditadura, democracia, comunismo, etc...) no entanto todos se mostraram inadequado visto que quando um governante morria ou era deposto, seu sucessor modificava as leis segundo sua conveniência.

Ao contrário dos sistemas de governo estabelecidos pela humanidade cujos dirigentes sendo temporais modificam as leis de seus antecessores segundo seus próprios interesses, a teocracia estabelecida pelo Deus de Israel, único Deus verdadeiro, difere dos demais sistemas por possuir leis e preceitos eternos, imutáveis e justos, visando o bem estar e harmonia de toda criação independente da esfera ou setor em que se encontre cada ser por Ele criado.

A grande diferença entre os sistemas de governo estabelecido pelo homem e o estabelecido pelo Eterno está em que no governo humano as leis procuram se ajustar às necessidades daqueles que as formulam visando angariar o apoio dos diferentes setores da sociedade criando assim uma sociedade dividida visto que alguns setores serão beneficiado em detrimento de outros que terão alguns de seus princípios violado; já no sistema estabelecido pelo Eteno Sua lei e preceitos são únicos, imutáveis e justos, visando o bem-estar e harmonia de todos os setores da sociedade, cabendo a cada um se ajustar a esses princípios que regem toda criação.

 

Israel deixará de ser uma democracia

Embora seja um povo monoteísta desde sua origem tendo o Eterno como seu único Senhor, hoje Israel é uma nação democrática laica, mas esse sistema de governo tem violado muitos dos preceitos estabelecidos na Torah pois seus governantes para obter o apoio de outras nações como também influenciado pelos diversos setores da sociedade elabora leis em benefício dos interesses de um determinado setor em detrimento dos interesses dos demais e das leis estabelecidas pelo Eterno trazendo assim instabilidade sobre a nação causada justamente por este sistema de governo ao criar leis diferenciada para os diferentes setores da sociedade.

Sabemos que Israel não foi um povo escolhido dentre os demais povos para ser a testemunha do Eterno, porém mais que isso, foi formado, gerado a partir do chamado do patriarca Abrão e por isso mesmo em Oséias 11:1 o Eterno o chama de Meu filho.

Israel é um povo monoteísta desde sua formação quando foi gerado pelo Eterno a partir do chamado do patriarca Abrão, portanto serve unicamente ao Deus eterno (Is 43:10,12; 44:8).

Mas como um povo de origem monoteísta pôde se transformar em uma nação democrática laica e ter entre os membros de seu governo homens que adoram outras divindades (II Reis 21:1-6) que desconsiderando a Torah formulam leis que beneficiam os cultos e projetos dessas divindades trazendo assim divisão entre os diversos setores da sociedade.

A unidade de Israel só ocorrerá quando a nação voltar a ser uma teocracia monoteísta ao purificar todo seu território operando uma grande reforma como a que foi feita pelo rei Josias (II Reis 23:1-21), o que está previsto em Ezequiel 36:1 – 39:29.

 

Poderia nos dias atuais uma nação seja qual for seu sistema de governo adotar um sistema de governo teocrático?              

Sabemos que Israel é um povo monoteísta desde sua formação pelo Eterno através do chamado do patriarca Abrão, portanto serve apenas ao Deus eterno (Isaias 43:10,12; 44:8); mas como então um povo monoteísta pôde se transformar em uma democracia laica e ter entre seus dirigentes homens que adoram outras divindades (II Reis 23:1-21) que desconsiderando a Torah formulam leis que beneficiam os cultos e projetos dessas divindades trazendo assim divisão entre seus habitantes?

Israel tornará a ser novamente uma nação teocrática monoteísta assim como foi em sua origem desde os dias dos patriarcas Abraão Isaque e Jacó, dos juízes, e durante a monarquia no período do rei Davi e parte do reinado de Salomão como está profetizado em Ez 36:1 – 15;22 – ...

Shalom!

 

 Comentários 

 

 

 

Contato

Conhecendo a Verdade

e_b_verdade@hotmail.com

Pesquisar no site

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode