Sacrifício Humano

Revisado e Corrigido em Chodesh HaShemini  -  8º Mês  -  5777

   Para o Deus eterno todo e qualquer sacrifício humano em rituais religiosos é tido como homicídioe sobre seus praticantes e participantes pesa a sentença da Lei por Ele estabelecida.

   Em toda Escritura (Velho Testamento) podemos observar que desde o início o Eterno condenou o homicídio, a corrupção e a violência do gênero humano.

Homicídio

Gênesis 4:8-15

  • * O Eterno condenou Caim por ter assassinado seu irmão Abel.

Gênesis 9 5-6

  • * O Eterno determinou que todo homicida tenha o mesmo destino que sua vítima.

 

   A corrupção e violência do gênero Humano

Gênesis 6:5-7, 11-12

  • * Devido a corrupção e violência que enchiam a terra, o Eterno decidiu trazer Seus juízos sobre todo ser vivente da face da terra.

   Embora o Eterno condene o homicídio e todo e qualquer tipo de violência, Ele sempre se agradou e se agrada de todo aquele que O teme e vive em harmonia com os propósitos para o qual foram criado.

Gênesis 4:4

  •  * O Eterno se agradou de Abel.

Gênesis 6:8-9

  • * Noé andava nos caminhos do Eterno, e este muito se alegrava com ele.

Jó 1:8; 2:3

  • * Jó, homem reto íntegro e temente a Deus.

Muitos são os textos nas Escrituras onde podemos observar o repúdio do Eterno ao homicídio e à injustiça dos quais mencionaremos os seguintes:

a -  Êxodo 32:31-35

  • * O Eterno deixa bem claro que jamais punirá o inocente juntamente com o culpado.

b -  Nm. 35:16-21,33-34.

  • * Aqui podemos observar que para o homicídio intencional o Eterno não proveu nenhuma expiação a não ser a própria vida do homicida.

c -  Dt. 12:31.

  • * Este texto declara de maneira muito clara que o Eterno abomina e odeia os sacrifícios humano oferecidos às divindades. 

d -  Ez. 18:20.

  • * Neste texto o Eterno declara seu repudio ao ensino no qual o inocente assume a transgressão de outrem sofrendo a sentença que caberia ao culpado. 

   Na verdade o sacrifício humano teve sua origem com os povos pagãos que para agradar algumas de suas divindades, receber favores ou mesmo acalmá-los, realizavam sacrifício de animais e mesmo de seres humano; a vítima do sacrifício era oferecida como bode expiatório, servindo de alvo para a ira dos deuses, que de outra maneira recairia sobre todos os homens. O sacrifício humano era um costume muito comum nas religiões e mitologia de muitos povos.

   No judaísmo o sacrifício humano sempre foi tido como uma abominação, conduta esta que foi mantida também pelo cristianismo judaico. Já o cristianismo helênico (gentílico) absorvendo a cultura grega, passou a considerar a morte de Jesus como um sacrifício humano perfeito e agradável ao Eterno.

   Infelizmente o NT apresenta basicamente o desenvolvimento da igreja cristã gentílica, já o cristianismo judaico cujos membros continuaram frequentando as sinagogas e observando as tradições ensinadas no Pentateuco praticamente não é mencionado como também nenhum relato que aborde suas crenças e seus costumes.

Tendo como base o comentário acima, de onde surgiu a crença de que o Eterno se agradou com um sacrifício humano; o de Seu Próprio filho conforme ensinado pela tradção cristã?

   Sabemos pelas Escrituras (VT) que o Eterno escolheu Israel como Seu povo peculiar e Sua testemunha, e para isso deu-lhes o sábado para que servisse de sinal a fim de que todas as nações pudessem identificá-lo. Portanto, se alguém desejar conhecer acerca do Deus eterno deverá recorrer aos ensinamentos que o mesmo confiou a este povo.

   Infelizmente, Filo, um filósofo e teólogo judeu contemporâneo de Jesus, que vivia em Alexandria, procurando tornar a cultura hebraica mais atrativa ao império romano, passou a interpretar os escritos de Moisés como também as Escrituras Hebraicas (VT) à luz da filosofia grega, método este conhecido como interpretação alegórica das Escrituras que foi praticado por alguns dos discípulos, pelo apóstolo Paulo e os pais da igreja em seus ensinos para a conversão dos gentios ao cristianismo e continua sendo muito praticado pelos teólogos em nossos dias.

  • * Precisamos aprender diferenciar "Cristianismo" e "Igreja Cristã"o Cristianismo quando de sua existência foi uma seita vinculada diretamente a Israel assim como eram os farizeus, saduceus e outras. Já a Igreja Cristã, considerando Israel como sendo um povo rejeitado pelo Eterno, trata-se de uma instituição que se desprendeu do cristianismo e tornou-se independente, dizendo-se inclusive ser o atual porta voz do Eterno entre todas as nações.

   Que a morte de Jesus foi considerada pelo Eterno e toda hoste celestial um homicídio e por isso mesmo repudiada por todos podemos comprovar nos estudos abaixo relacionado:

       Sangue

         Sangue do Cordeiro

         O Calvário

      Foi a morte do Messias planejada pelo Eterno?

שָׁלוֹם

Shalom.

 

Comentários

 

 

 

 

Contato

Conhecendo a Verdade

e_b_verdade@hotmail.com

Pesquisar no site

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode