Os Cento e Quarenta e Quatro Mil

  Revisado e Corrigido em Chodesh HaShevi’i    -  7º Mês

Entendendo os 144.000 de Apocalipse 7 e 14

    Muitas teorias tem sido apresentada por diversos teólogos para o significado dos 144.000 mencionados no livro Apocalipse; algumas delas tão confusas e praticamente impossível de serem compreendida. O que pretendemos apresentar trata-se do resultado de pesquisas realizadas com diligente estudo e oração, estando aberta a qualquer consideração para que partilhando nosso conhecimento, sejamos mutuamente edificados no espírito.

Símbolos  que serão analisados:

Ventos

  • * • Conflitos, guerras, destruição.

Selo

  • * Nas Escrituras geralmente encontra-se vinculado a conhecimento ou mensagens específicas, restrita apenas a quem eram destinadas, de maneira que somente estes tinham acesso ao conhecimento por ele velado. Como exemplo podemos mencionar o caso de Davi ao fazer com que Urias levasse a própria sentença de morte sem o saber, visto a carta do rei estar selada e endereçada a Joabe, comandante do exército, o único que poderia abrir o selo e ser conhecedor da mensagem do rei II Sm. 11:14. Outro caso encontramos em Dn 12:8-10, onde o selo é apresentado como sendo o conhecimento do Eterno velado para os últimos dias, conhecimento este que será entendido e apreciado apenas pelos sábios (aqueles que temem ao Eterno); os ímpios não entenderão.

Quatro Cantos da Terra

  • * Todas as nações. 

Anjos

  • * Seres extraterrestres comn a missão de Mensageiros do Eterno. 

Fronte

  • * Inteligência, sabedoria, entendimento. Sendo assim, o selo colocado na fronte dos servos do Eterno, significa o Seu conhecimento revelado para estes últimos dias, sendo implantado na mente de um grupo específico de Seus servos, os 144.000 dentre os filhos de Israel.

   * * * Precisamos entender que os 144.000 não é um grupo predestinado, mas que devido a dificuldade encontrada nestes últimos dias para se achar alguém que temendo ao Eterno de todo coração procure conhecê-Lo como Ele realmente é, viver seus ensinos conforme transmitidos por Moisés e Seus profetas, o Eterno determinou a seus anjos encontrar 144.000 e prepará-los (selar) para uma obra especial antes do cumprimento da profecia relativa a Festa dos Tabernáculos.

Apocalipse 7:1

  • * Os anjos são seres extraterrestres através de quem o Eterno administra todo Seu vasto domínio; Isaias 40:26 e  Apocalipse 17:1 apresenta estes seres em obediência ao Eterno, impedindo a deflagração de um conflito mundial de consequências catastrófica para todas as nações.


Apocalipse 7:2-3

  • * Observamos um ser extraterrestre investido de grande poder e autoridade ordenando aos quatro anjos que tinham o poder de deflagrar um conflito mundial, para que não o iniciasse até que ele houvesse implantado na mente de um grupo seleto, o conhecimento do Eterno para os últimos dias. 


O texto paralelo de Apocalipse 7:1-3, encontraremos em Apocalipse 9:13-21; vejamos :

Apocalipse 9:13-15

  • * Aqui é revelada a região em que os anjos de Ap 7:1-3 se encontravam: “ junto ao grande Rio Eufrates”. É muito importante observar que em Is 8:7, as águas do Rio Eufrates foram comparadas a um poderoso exército (Assíria) que invadiu e dominou aquela região do Oriente Médio. O Rio Eufrates nasce na Turquia, atravessa a Síria e o Iraque, indo desembocar no Golfo Pérsico. Sendo assim, concluímos que o Rio Eufrates, no contexto profético, simbolize as nações do Oriente Médio banhadas pelo mesmo, enquanto que a expressão junto ao grande Rio Eufrates, corresponde as demais nações do Oriente médio. Estas nações atrairão para essa região todas as nações da terra que movidas por interesses próprios se voltarão contra o Eterno ao desconsiderar o concerto por Ele estabelecido com Abraão, Isaque e Jacó. 

De que maneira os quatro ventos estão sendo mantidos seguros até o final do selamento ?

  •  *  "O Oriente Médio tem sido considerado por muitos observadores políticos como um verdadeiro barril de pólvora que a qualquer momento poderá explodir. É interessante notar que por mais que se agite a crise no Oriente Médio, região do Rio Eufrates, o desencadeamento de um conflito é contido, e como exemplo podemos citar um fato ocorrido no dia 25/02/1994, quando um colono judeu invadindo uma mesquita, matou diversos muçulmanos, sendo logo em seguida assassinado pelos mesmos. A partir desse incidente, iniciou-se diversos conflitos entre palestinos e israelenses causando morte e ferimentos em diversas pessoas, como também manifestações contrárias a Israel por parte de outras nações como a Turquia, (região onde nasce o Rio Eufrates), e o Egito. Aproveitando também este incidente, a OLP solicitou a presença de soldados da ONU (exército multinacional) nos territórios ocupados por Israel, como também o desarmamento de todos os colonos judeus nesses territórios. 

 

  •  * Um incidente mais recente foi ocasionado pela decisão do governo israelense de abrir um túnel em Jerusalém (23/09/1996), o que gerou sérios conflitos envolvendo a polícia palestina, o exército israelense, e manifestantes palestinos, ocasionando dezenas de mortos e centenas de feridos. Devido esse incidente, algumas nações européias começaram a pressionar politicamente o governo israelense, e outras nações do Oriente Médio (Iraque, Líbano, Síria e Irã - Junto ao grande Rio Eufrates), aproveitando a ocasião,convocaram os árabes e muçulmanos para apoiarem a revolta palestina.

 

  •  * Além destes, já aconteceram diversos incidentes sérios naquela região (Rio Eufrates), no entanto a guerra ainda não irrompeu. Que explicação poderíamos encontrar para que a mesma ainda não tenha se iniciado a não ser a profecia de "Ap 7:1-3". 

   Com o exposto acima fica bem claro que os seres extraterrestres, conforme Ap 7:2-3, em obediência a determinação do Eterno, através de autoridades no governo mundial, estão evitando o desencadeamento de um conflito no Oriente Médio cujas consequências são imprevisíveis, visto que a economia mundial esta intimamente ligada àquela região. É interessante observar também que em outras regiões do mundo, muitos conflitos se iniciaram e terminaram por menos tensão que as presenciadas hoje em dia na região do Rio Eufrates, Oriente Médio.

Apocalipse 7:4-8

  • * Nos ensina que o grupo seleto será formado por 144.000 dentre as doze tribos de Israel. 

   * Precisamos entender que Israel foi tomado pelo Eterno como Sua testemunha; a este povo foi entregue leis e estatutos que devem ser partilhados com todas as nfamílias da terra (humanidade) Dt. 4:4-8. • Portanto é óbvio que os 144.000 deverão vir dentre esse povo.

Apocalipse 9:14-21 

  • * Do Eterno parte a ordem para que os anjos atados junto ao grande Rio Eufrates (Oriente Médio), sejam soltos, indicando com isso o encerramento do selamento de Seus servos (os 144.000 - Ap. 7:1-8), e o desencadeamento de um conflito militar mundial naquela região. 

Apocalipse 14:1-3

  • * Sobre o monte Sião aparecem os 144.000 selados, indicando com isso o encerramento da obra de selamento, e que os juízos do Eterno previstos por Seus profetas, estão prestes a cair sobre a terra, visto que os quatro ventos que estavam retidos junto ao grande Rio Eufrates (Oriente Médio), foram soltos pelos anjos que os continham. 


Características dos Cento e Quarenta e Quatro Mil

Apocalipse 14:4-5 

  • Não se Macularam Com Mulheres Sendo o termo 'mulher' também um símbolo profético para identificar nação, os 144.000 pertencem a um povo que embora vivendo espalhados por toda face da terra, sendo oprimidos, perseguidos, torturados e mortos, não se deixaram contaminar pelos costumes dessas mulheres (nações) por onde peregrinaram; o único povo em toda a face da terra que cumpre esta especificação profética, sem a menor sombra de dúvidas, é o povo de Israel. 
  • Seguem o Cordeiro Para Onde Quer Que Vá Sendo o Cordeiro um símbolo para representar o Messias, concluímos que além de pertencer a um povo que não se contaminou com os costumes de outros povos, eles, em obediência ao Deus eterno reconhecem a Miguel como o Principe de Israel. Dn 10:13 e 21; 12:1 
  • Foram Redimidos Dentre os Homens, Primícias Para o Eterno e Para o Cordeiro Sendo o termo 'homem' também empregado para simbolizar o gênero humano, este verso pode bem significar que os 144.000 são homens e mulheres escolhidos dentre os descendentes de Israel que se encontram espalhados por todas as nações, para realizar uma obra determinada pelo Eterno
  • Não Se Achou Mentira Na Sua Boca Sabemos que apenas de Israel, o povo que não se deixou influenciar pelas tradições humanas nos diversos setores da sociedade, inclusive no religioso podemos obter o puro e verdadeiro conhecimento do Deus eterno pois o seu compromisso é apenas com a verdade por Ele revelada. 

Apocalipse 14:6 

  • * Possivelmente se trate da obra a ser realizada pelos 144.000, cuja explicação encontra-se na pesquisa sobre o Apocalipse 14:6-11. 


                                               Saiba mais

שָׁלוֹם

Shalom!

 

Comentários

 

 

 

 

Contato

Conhecendo a Verdade

e_b_verdade@hotmail.com

Pesquisar no site

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode