Novo Testamento

Revisado em Chodesh HáShishi      5776 – 6º Mês

    Voce já teve a curiosidade de conhecer ou perguntar a seu pastor como foi a triste e conturbada origem do cânon cristão (Novo Testamento) ? A maneira pela qual foi considerado escritura inspirada e imposta pelo poder secular a toda comunidade cristã da época sendo hoje venerada e mesmo adorada por grande parte da cristandade?  

  • Quando Galileu apresentou o conceito heliocêntrico a igreja se posicionou contra de tal forma que caso ele não houvesse se retratado teria sido executado pelo tribunal da inquisição. Da mesma forma nos dias atuais quando alguém questiona a origem e inspiração do Novo Testamento é discriminada, excluída de sua comunidade cristã, humilhada e tratada como se fosse um servo do anticristo se não o próprio.

     Sabemos que o Novo Testamento como conhecemos hoje foi elaborado tendo em vista interesses político e religioso da época quando os imperadores romano procuravam manter a unidade de seu império pelo poder religioso e a igreja necessitava do poder secular para impor uma unidade doutrinária e ritualística em toda comunidade cristã.

     Com esse objetivo escritos que eram atribuído aos apóstolos foram manipulado e modificado por seus tradutores para que ao serem incorporado a esses escritos fossem reconhecidos pela comunidade cristã como inspirado.

     Como exemplo podemos citar o texto de Mateus 1:23 cujo livro hoje não sabemos se foi escrito pelo próprio evangelista ou pela comunidade por ele organizada que lhe deu o nome com o objetivo de obter autoridade e reconhecimento das demais comunidades, e estabelecer a divindade de Jesus ao alterar o texto de Isaias 7:14 onde está escrito “... e uma jovem conceberá...” para “... e uma virgem conceberá ...” dando a entender que Jesus é filho de Deus, uma crença comum na cultura greco-romana cujas divindades tinham costume de coabitar com mulheres humana, gerando dessa união filhos que foram considerados como deuses e semideuses.

     Na verdade Isaias 7:14 não se trata de uma profecia messiânica mas sim de um evento localizado para aquela época, sendo seu cumprimento descrito em Isaias 8:2-4, onde este menino é apresentado como sendo filho do próprio profeta Isaias e sua mãe uma profetisa.

     Embora os escritos do Velho e do Novo Testamento sejam antagônicos entre si, manobras teológica distorcendo o verdadeiro sentido de diversos textos, conseguiram incutir na comunidade cristã a ideia de harmonia e inspiração de ambos.

     Embora essas manobras sejam facilmente reconhecidas, os teólogos conseguiram incuti-las de tal maneira na mente da comunidade cristã que se tornou quase impossível seus membros questionar tais ensinos mesmo sabendo que a escritura usada por Jesus e seus apóstolos foi o Velho Testamento, os Bereanos (At 17:11) também utilizaram o Velho Testamento, e o apóstolo Paulo ao dizer que “... toda escritura divinamente inspirada ... “ estava se referindo apenas aos escritos do Velho Testamento pois sabemos que o Novo Testamento como o conhecemos foi imposto aos cristãos no ano 397 EC, muito após a morte dos apóstolos. Portanto os ensinos do Novo Testamento precisam ser aferidos pelos escritos do Velho Testamento.

     Não queremos com isso dizer que devemos descartar o Novo Testamento, somente afirmamos que seus ensinos devem ser aferido pelos escritos do Velho Testamento.

     Sabemos que o Novo Testamento foi elaborado em um período muito conturbado da igreja cristã quando então haviam sérias disputas teológica onde cada teólogo procurava fazer prevalecer seu ponto de vista, e assim como Marcião manipulou os escritos de Lucas e as epístolas de Paulo, outros teólogos também manipularam da mesma forma os escritos que posteriormente seriam incorporado ao cânon cristão (Novo Testamento).

  • Atos 17:11 menciona que muitos, não a maioria dos bereanos, creram na pregação de Paulo, pois na verdade a maioria dos bereanos não creram. Por que ao examinar as Escrituras (Velho Testamento) a maioria dos bereanos não creram?  Com certeza viram que os ensinamentos de Paulo não se harmonizavam com as mesmas.
 
  •  Segundo o autor do livro de Atos, Filipe aplicou o texto de Atos 8:32-33 (Is 53:7-8) a Jesus.  Mas será que esta interpretação se harmoniza com as Escrituras do Velho Testamento?  Quando analisamos criteriosamente o capítulo 53 do livro de Isaias, www.profeciasbiblica.com/estudo/isaias-53-ii/ e www.profeciasbiblica.com/estudo/isaias-53/ verificamos com clareza que ali é descrito toda adversidade que sobreveio a Nação de Israel por causa da transgressão de seus moradores, o que se harmoniza com a justiça do Deus eterno expressa em Sua Lei que jamais puniria ou punirá um inocente em lugar do culpado, diferentemente do que é ensinado pela igreja cristã cujo ensino tem sua origem na interpretação das Escrituras Hebraica à luz da cultura greco-romana e outras culturas pagãs.
 
  • Outro exemplo encontra-se em Atos 2:16-21 onde é mencionado que o apóstolo Pedro aplicou a profecia de Joel 2:28-32 ao episódio do Pentecostes. No entanto hoje sabemos que aqueles dias não eram os últimos dias a que se refere a profecia de Joel e que o evento do pentecostes não tem nenhuma relação com a referida profecia.

 

 

Shalom!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato

Conhecendo a Verdade

e_b_verdade@hotmail.com

Pesquisar no site

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode