O Cristianismo

Revisado e corrigido em Chodesh HáShishi      5776 – 6º Mês.

Se Israel é o ponto central nos desígnios do Eterno, que papel desempenha a igreja cristã ?

* Nossa resposta a princípio parecerá estranha, mas no decorrer do comentário, será melhor compreendida.

  •      O cristianismo primitivo era formado apenas pela igreja cristã judaica composta por judeus e gentios que mantinham os princípios estabelecidos pelo Eterno através da Torah devendo permanecer apenas como mais uma das diversas seitas judaicas. A igreja cristã gentílica nunca esteve nos propósitos do Eterno, ela originou-se com a divisão entre os apóstolos sobre a necessidade dos conversos gentios observar ou não todos os preceitos contidos na Torah.
  •      Com a destruição de Jerusalém no ano 70 EC a igreja cristã judaica começou perder sua influência como corrente principal do cristianismo, e a partir do ano 132 EC com o início da última revolta judaica contra o império romano que foi derrotada no ano 135 EC  pelo Imperador Adriano ela começou a extinguir-se. Neste vácuo então criado, a igreja cristã gentílica começou a prosperar.
  •      Assim como na parábola do Filho Pródigo o filho mais novo pediu a seu pai a parte da herança que lhe caberia e se afastou da casa paterna onde após dissipar todos os seus bens, foi abandonado pelos amigos, precisando até mesmo sujeitar-se a trabalhar guardando porcos, chegando ao ponto de desejar saciar sua fome servindo-se do alimento que era dado aos mesmos. Nesse estado, sem amigos, sem casa e passando necessidade, lembrou-se da casa paterna, e arrependido de seu erro retornou para a mesma desejando ser tratado tão somente como um de seus empregados, o cristianismo, filho mais novo de Israel, separou-se da casa paterna tornando-se um grupo independente conhecido como Igreja Cristã que com os bens (conhecimento) adquiridos de Israel, percorreu o mundo desfrutando dos privilégios que aqueles bens lhe proporcionava. Com o decorrer dos anos (séculos), aqueles bens que foram adquiridos na casa paterna (Israel), se dissiparam (deu lugar a tradições e ensinos humanos) ao ponto de hoje, desamparado e sem amigos (sem o prestígio que ostentara durante séculos), desejando mesmo alimentar-se com o que é servido aos porcos (tradições e ensinos humanos), o cristianismo, lembrando-se da casa paterna (Israel), e reconhecendo seu erro de tê-la abandonado, vem retornando à mesma (ligando-se novamente a Israel) não importando ser considerado apenas como um estrangeiro.

   Assim como o filho mais velho mostrou certo descontentamento com o retorno do filho pródigo devido ao mal que o mesmo causara a seu pai, alguns judeus não veem com bons olhos o retorno do cristianismo devido ao mal que a igreja cristã causou a Israel. 

   No entanto, assim como seu pai o recebera com todas as honras devidas a um filho, reintegrando-lhe ao convívio familiar com todos os direitos, promovendo também a harmonia com o irmão mais velho, da mesma forma muitos cristãos que abandonando todos os ensinos e tradições que não se harmonizam com a Torah e estão se ligando novamente a Israel, o Eterno não os considera como um estrangeiro ou amigo de Israel, mas sim como parte integrante do mesmo como fora no princípio.

   Portanto, diante do Eterno não existe uma Igreja Cristã como um corpo distinto e independente, o que realmente existe são cristãos (não importando sua nacionalidade ou denominação) que à semelhança de Raabe, Rute, Cornélio e tantos outros se identificaram com os costumes e ensinamentos que o Eterno confiou a Israel.

Em resumo

   #  Não necessitamos deixar de frequentar a igreja onde fomos batizado, mas como é ensinado na parábola das dez virgens, devemos viver como as cinco que eram prudentes, armazenando o conhecimento que provém do Eterno, sem no entanto causar desarmonia e confusão no seio da igreja.

   #   Podemos muito bem continuar frequentando a igreja onde fomos batizado mesmo deixando de lado todas as tradições e ensinos humano contido em seu corpo de doutrinas e com espírito humilde e manso viver os novos conhecimentos que o Eterno nos tem revelado, não promovendo reuniões ou grupos de estudo com o objetivo de desmascarar o erro e promover um reavivamento visto que tal procedimento só resultaria em confusão sem nenhum proveito. Devemos sim partilhar os novos conhecimentos com aqueles que sabemos, tem o sincero desejo de conhecer a verdade.

    שָׁלוׂם

Shalom!

 

                   

 

 

   

 

Comentários

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato

Conhecendo a Verdade

e_b_verdade@hotmail.com

Pesquisar no site

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode