Podemos Questionar os Autores do Novo Testamento

 

Revisado e Corrigido em Chodesh HaShemini  -  8º Mês

 

São as interpretações de profecias alusiva aos últimos dias apresentadas pelos autores do Novo Testamento irrefutáveis ? 

  • Algumas pessoas poderão interpretar que estamos querendo negar ou mesmo combater as Escrituras, o que não é verdade; O que procuramos é aplicar os conhecimentos atuais das Escrituras de modo que os leitores possam ter uma maior facilidade em compreender as profecias alusiva aos dias em que vivemos.

    Muitos são os ensinos que as igrejas evangélicas receberam como herança da ICAR com os quais formaram os alicerces e colunas que dão sustentação a muitas doutrinas fundamentais nas diversas denominações que surgiram com a Reforma Protestante.

     Ao canonizar os autores do Novo Testamento (lembrando que existem estudos que mostram os quatro evangelhos atribuídos a Mateus, Marcos, Lucas e João como não sendo escritos pelos mesmos), a ICAR colocou seus escritos na condição de irrefutáveis e inquestionáveis, cabendo a cada cristão acatar os mesmos como sendo a própria voz do Eterno por eles revelada.

  • Ao assimilar este conceito, as igrejas cristã ficaram impossibilitada de compreender as profecias referente aos últimos dias.
  • São os escritos dos autores do Novo Testamento inquestionáveis ?
  • Será possível que algumas de suas interpretações não correspondem a seu verdadeiro significado ? 

     Os autores do Novo Testamento por terem sido canonizado, os teólogos cristãos colocaram seus ensinos nos quais estão incluídas interpretações pessoal de algumas profecias, como ensinamentos inquestionáveis devendo ser acatados por todos como sendo a revelação do próprio Deus a eles concedida.

  •      Precisamos lembrar que todos eles eram humano, sujeitos às influências teológicas de seus dias assim como nós somos às de nossos dias. Desta forma, muitos de seus ensinos refletiram apenas o entendimento que eles possuíam, e não necessariamente uma revelação do Eterno.

     Confirmando o que mencionamos acima, encontramos em Dn 12:4, 10 um anjo do Eterno mencionando para Daniel que o conhecimento das profecias referente aos últimos dias ali relatadas, só seriam compreendidas no final dos tempos.

     Nos dias atuais com o conhecimento obtido no estudo das Escrituras tendo como base diversas profecias que tiveram seu cumprimento ao longo dos séculos, podemos compreender porque o anjo mencionou que as profecias referente aos últimos dias só seriam compreendidas nos últimos dias. 

  • O cumprimento de uma profecia torna-se o elo para a compreensão de outras profecias. 

       Sendo assim os autores do Novo Testamento realmente só tinham condição de interpretar as profecias à luz dos conhecimentos de seus dias, o que atualmente tem causado muita dificuldade para os teólogos que, baseados na herança deixada pela ICAR, procuram aplicar aquelas interpretações aos eventos mundiais em nossos dias.

Fica a seguinte pergunta:

  • * Poderiam os escritores bíblico em seus dias dar uma interpretação correta das profecias referentes aos últimos dias sabendo que o Eterno já havia revelado a Daniel que elas só seriam compreendidas no referido tempo ?
  • * Deveriam os ensinos dos apóstolos de Jesus ser acatado incondicionalmente como revelação por Ele transmitida através de Seus servos, ou como ensinamentos transmitidos pelos apóstolos à luz do conhecimento que possuíam em seus dias ? 

       O próprio apóstolo Paulo responde ao elogiar em At 17:11 a atitude dos cristãos em Beréia que não somente ouviam mas também examinavam nas Escrituras para confirmar se o que ele ensinava estava ou não de acordo com as mesmas.

 

Examinemos alguns ensinos do Novo Testamento que não se harmonizam com o que as Escrituras ensinam em relação aos últimos dias:

     Embora o apóstolo Paulo interprete em I Co 15:20 a Festa das Primícias como sendo alusiva à ressurreição de Jesus,  estudos recente apresentam a Festa das Primícias como se aplicando ao resgate do povo de Israel conforme estudo  "Páscoa - Dia de Consagração e Juízo".

     Em Gl 3:16, o apóstolo Paulo interpretou o texto de Gn 12:7 como se aplicando a Jesus utilizando-se de uma prática de seus dias onde um coletivo poderia ser aplicado a um indivíduo.

  • * No entanto, estudos atuais apresentam este mesmo texto como se aplicando à descendência de Abraão, ou seja, o povo de Israel, e não especificamente a Jesus.

     No livro de Hebreus cujo autor até hoje é questionado pelos teólogos (embora alguns queiram atribuí-lo a Paulo), encontramos alguns ensinos que não corresponde ao que encontramos nas Escrituras Sagradas; vejamos:

  • * O autor do livro aos hebreus falando sobre o santuário, menciona que o altar do incenso encontrava-se no segundo compartimento (santo dos santos – Hb. 9:4), no entanto, no livro de Exodo 30:1-10; 40:3-9 podemos vê-lo colocado exatamente no primeiro compartimento (lugar Santo)
  • * No livro de Hebreus, Hb 2:5-9 o mesmo autor aplica o texto do Sl 8:3-9 a Jesus, no entanto o texto em questão esta se referindo aos seres humanos como um todo.


     No caso do livro de hebreus, será que devido a herança legada pela ICAR ao cristianismo somos obrigados a cegamente concordar com o que se encontra em um livro considerado inspirado, cujo autor é desconhecido e contendo ensinos que não se harmonizam com as Escrituras ? 

  • * Re:  No meu entender somos livres para decidir o caminho a seguir.

     Levando-se em consideração o que foi dito ao profeta Daniel conforme relatado em Dn 12:9 e 10, creio que as interpretações de profecias relativa aos últimos dias que foram apresentadas pelos apóstolos, refletem o conhecimento dos mesmos em seus dias. Portanto, com os estudos atuais, poderão ser questionada ou mesmo rejeitada sem nenhum desmerecimento aos mesmos pois entendemos que eles foram sinceros e honestos na apresentação de seus ensinos assim como nós somos ao apresentar os nossos, sabendo que no futuro, com o aumento do conhecimento bíblico, o que estamos ensinando hoje, também poderá ser ou não questionado amanhã.

  • * No entanto, para o presente momento em que vivemos, esta é a verdade que temos a apresentar.

שָׁלוֹם
Shalom ! 

 

Comentários

 

 

 

Contato

Conhecendo a Verdade

e_b_verdade@hotmail.com

Pesquisar no site

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode